Está pensando em internacionalizar o seu negócio, ou quer abrir empresa nos EUA? Confira as vantagens de apostar no mercado norte-americano e veja como esse processo é simples e fácil.

O mercado norte-americano, amigável aos negócios, é um dos mais visados por empresários que desejam internacionalizar seu negócio ou iniciá-lo no exterior. Se você é um empreendedor estratégico que se interessa pela abertura de empresas nos Estados Unidos, fique atento às informações adiante!Sabe-se que expandir ou até mesmo iniciar um novo negócio nos EUA é uma ótima aposta. A abertura de uma empresa nos Estados Unidos permite que um empreendimento se firme em meio a uma economia mais estável e ainda garante diversas vantagens.Para que você possa trilhar esse caminho de maneira segura, é indispensável entender essas vantagens, e ter as ferramentas e informações corretas. Confira a seguir tudo que você precisa saber para abrir uma empresa nos EUA!

 

As vantagens de abrir empresa nos EUA

 

1. A sua empresa se insere na maior economia do mundo

Por ser a maior economia do mundo, inegavelmente, o país atrai os holofotes de empreendedores de todas as partes. Abrir empresa nos EUA é uma ótima oportunidade para participar da maior economia do mundo. Afinal, esse mercado consumidor é voraz por consumo, com leis e regras claras. Além disso, você passará a se relacionar com fornecedores locais, bancos, bem como ter ao seu lado uma excelente legislação trabalhista e regras tributárias mais simples.

 

2. O seu negócio ganha mais credibilidade

Abrir empresa nos EUA, seja um novo negócio, uma franquia ou uma filial, é como um “selo de qualidade” que a abre as portas para negócios em todo o mundo. Ao entrar no mercado norte-americano, sua empresa passará a ser vista com outros olhos. Essa presença demonstra alto padrão de qualidade, o que ajuda seu negócio a se consolidar e se estabilizar.

 

3. A organização afia seu profissionalismo

O processo de internacionalização de empresas, por si só, tem como característica a elevação do nível de profissionalismo das organizações. É natural que, durante esse processo, você repense e redesenhe o status atual do seu negócio, até mesmo para adequá-lo aos padrões internacionais. As consequências positivas são a elevação da qualidade dos processos e da gestão. Ou seja, o profissionalismo se tornar altamente refinado.

 

4. Você tem acesso à legislação favorável e vantagens migratórias

Ao abrir empresa nos EUA, o empresário passa a ter uma série de vantagens, tais como:

  • relacionamento com o sistema financeiro americano;
  • regras trabalhistas favoráveis;
  • regras tributárias e empresariais estimulantes aos negócios.

Mais do que isso, a abertura da empresa pode se tornar um caminho migratório. É importante ressaltar que a abertura de uma empresa nos EUA não garante a residência no país, caso esse seja um objetivo seu. Porém, ela pode ser um fator determinante em alguns procedimentos imigratórios, tais como vistos L-1, E-2 e outros.

 

Os tipos societários para quem quer abrir empresa nos EUA

 

LIMITED LIABILITY COMPANY (LLC)

A Limited Liability Company é uma estrutura de empresa criada recentemente que consiste em uma sociedade societária limitada. Você tem a opção de abrir empresa nos EUA se incluindo nessa estrutura empresarial individualmente ou com mais pessoas.Essa estrutura é bastante popular entre pequenas empresas de um só dono que procuram as vantagens da Sole Proprietorship sem a exposição dos bens do dono.A grande vantagem da LLC é que ela possui um baixo custo para ser criada e exige pouca formalidade. Por outro lado, como dono, você teria responsabilidade limitada. Além disso ela também tem como característica:

  • Proteção de Patrimônio: Por ser uma empresa de responsabilidade limitada, os sócios da empresa não respondem com seus bens sobre empréstimos e prejuízos da empresa;
  • Não paga-se imposto no nível empresarial. Ou seja, os impostos são pagos pelos sócios na proporção dos  lucros auferidos anualmente pela empresa.

 

CORPORATION

A Corporation é a estrutura de negócio mais comum das grandes empresas. É importante ter em mente que elas se diferenciam da Sole Proprietorship e da Partnership pelo fato de serem entidades separadas e distintas de você, enquanto dono. Ou seja, se tratam de pessoas jurídicas.A vantagem de abrir empresa nos EUA optando pela Corporation é a possibilidade de abertura de capital, um procedimento relativamente comum nos Estados Unidos. Além disso, como uma entidade separada, as Corporations têm várias características distintas, tais como:

  • responsabilidade limitada;
  • fácil transferência de porções da empresa;
  • existência perpétua;
  • pode ser gerenciada por alguém que não seja seu dono;
  • os impostos são remetidos pela empresa e são separados dos donos.

Porém, esse tipo societário tem grandes desvantagens. Em primeiro lugar, sua esta estrutura exige muita formalidade. Existe ainda a possibilidade de taxação dupla, já que a empresa é taxada, e os dividendos que são passados aos donos também estão sujeitos ao imposto de renda de cada dono.

 

O passo a passo para abrir empresa nos EUA

 

1. Tenha um passaporte válido

O processo para abrir empresa nos EUA é simples e otimizado. Ele feito online, via e-mail, o seja, você não precisa viajar até o país para fazer esse procedimento. Além disso não é necessário possuir um SNN (Social Security Number), muito menos um visto americano, apenas um passaporte válido.Com esse documento, você solicita a licença, que será liberada por volta de uma semana depois da solicitação. Em seguida, basta continuar o processo de abertura, que dura uma média de 25 dias.

 

2. Determine o estado no qual irá abrir a empresa

É muito importante se informar e determinar com cautela o estado americano no qual você irá abrir sua empresa. O motivo disso é que as leis viram de estado para estado. Alguns deles necessitam de um processo menos burocrático e cargas tributárias mais favoráveis.

 

3. Selecione o tipo de empresa que irá abrir

Para garantir que, ao abrir empresa nos EUA, a operação será bem sucedida, planeje os aspectos tributários, societários e operacionais do negócio. Além disso, claro, é indispensável estar ciente do funcionamento do mercado e de como a sua empresa irá se inserir, participar e se adaptar a ele.Os tipos de empresa mais comuns são os que foram citados anteriormente, LLC e Corporation. A melhor forma de tomar essa decisão de forma certeira é contatar um profissional especializado que possa te transmitir informações qualificadas e respaldadas.

 

4. Defina e cadastre o nome e endereço da empresa

Para abrir empresa nos EUA será necessário possuir um endereço físico nos país e determinar um Entity Name para a sua empresa. Você também pode apostar em um nome fantasia, basta verificar a disponibilidade do nome que pretende utilizar. Esse tipo de informação fica disponível no site oficial do governo do estado em que a empresa será aberta.

 

5. Contrate um Registered Agent

O Registered Agent pode ser uma pessoa física ou jurídica, e é responsável por receber as comunicações oficiais que o estado enviará para a sua empresa.

 

6. Registre a sua empresa

Com a ajuda de um profissional ou uma empresa qualificada e experiente, realize o registro da sua empresa, que deve ser efetuado no departamento de sociedades do estado em que a empresa será aberta. Após isso, é necessário solicitar o seu EIN (Número de Identificação do Empregador) e alguns outros documentos que vão depender do tipo de empresa que você abriu.Agora, além de saber as vantagens de abrir empresa nos EUA e como realizar esse processo, certamente você já pode realizar uma decisão mais bem informada. Vale lembrar que é indispensável contar com o auxílio e acompanhamento de uma empresa especializada para iniciar esse processo.A Bicalho é uma empresa multidisciplinar que oferece soluções corporativas e consultoria jurídica. Possuímos experiência na abertura de negócios internacionais, incluindo os Estados Unidos. As estruturas da Bicalho em Miami, Orlando, Lisboa, São Paulo e Belo Horizonte operam de forma integrada para fornecer suporte necessário aos clientes em questões imigratórias, tributárias e empresariais. Quer dar os primeiros passos para conquistar suas meta de abrir empresa nos EUA? Entre em contato conosco!